Se você está na fase (deliciosa) de montar o quartinho do seu bebê, aqui vão algumas dicas super úteis para te auxiliar no processo de escolha dos itens:
1- Berço – Segundo um estudo da Sleep Medicine, manter a criança no berço até os 3 anos de idade contribui significativamente para padrões de sono mais saudáveis. Em todas as faixas etárias, o berço foi associado a uma hora de dormir mais precoce, menos despertares noturnos, maior tempo de sono e diminuição da resistência na hora de dormir.
2- Trocador: pode ser em cima de uma cômoda, em uma área aberta do guarda-roupas ou até mesmo um portátil para ser colocado em cima da cama (mas fique ciente que neste caso, suas costas podem reclamar!). Utilize as gavetas da cômoda para manter fraldas, algodões, cotonetes e todos os outros itens necessários. Caso o móvel seja feito sob medida, uma boa ideia é pensar no futuro e dimensioná-lo como uma escrivaninha ou espaço para guardar brinquedos.
3- Móbile colorido: Quando colocados acima do berço, despertam o interesse dos bebês nos primeiros meses de vida. Ele estimula a audição e a visão do bebê, então procure sempre um móbile com cores chamativas e que emita algum tipo de som.
4- Cadeira: Não esqueça que você vai passar muito tempo no quarto do bebê, então, uma cadeira confortável, de balanço, por exemplo, será de grande utilidade na hora de atividades como a amamentação.
5- Abajur: É um item pequeno mas de grande importância, já que bebês costumam acordam diversas vezes durante a noite.. Os bebês associam a iluminação forte ao dia e luminosidade baixa à noite, então prefira sempre acender um abajur ao invés da lâmpada principal.
Dica extra: é importante estar sempre preparada para qualquer ocasião, então, manter um termômetro e materiais de primeiros socorros pode ser de grande ajuda para problemas rotineiros.