Que criança aprende brincando todos sabemos, não é mesmo? Brinquedos e jogos estimulantes são das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento de uma série de habilidades e aprendizagem para a criança.
Mas quando se fala em brinquedos, o valor pago nem sempre é proporcional ao interesse ou ao desenvolvimento que ele proporciona à criança.Com criatividade é possível construir brinquedos extremamente didáticos e lúdicos.
Vamos relembrar a importância do bom e velho brinquedo de sucata?
Além da vantagem econômica, o uso de materiais recicláveis para confecção de brinquedos é super importante para o meio ambiente e para a formação cognitiva dos pequenos. Em termos ambientais, quando conseguimos reaproveitar materiais que seriam descartados na natureza (muitas vezes de forma incorreta) como embalagens, plásticos e papelões, aumentamos sua vida útil e o meio ambiente agradece.Transformar estes materiais em brinquedos é de grande valia.
Já do ponto de vista cognitivo, participar do processo de construção de um brinquedo faz com que se estimule a coordenação motora, o raciocínio lógico e o senso de trabalho em equipe com as crianças, visto que não irão realizar o trabalho sozinhas.
Outra vantagem significativa é que na hora de brincar a criança precisa de participação ativa, visto que estes brinquedos não fazem nada sozinho (ao contrário dos brinquedos com controle remoto, das bonecas que falam, etc).
Não queremos acabar com a alegria de ninguém que já investiu em brinquedos desta natureza, mas que tal fazer um pacotinho à parte com itens que possam ser reaproveitados e render uma bela tarde de brincadeiras? Pode ser um excelente programa em família e ainda dá tempo!